Você sabe lidar com as Críticas?

Quando falamos em críticas, particularmente aprendi a não diferenciar as construtivas das destrutivas, apenas desenvolvi um modus operandis para poder absorver e decidir a respeito, enfim sempre repito que o importante não é ter a informação e sim saber o que fazer com ela, mesmo sendo uma crítica.

Dividi em 05 passos, que me supero todas as vezes para seguir, pois sou bem mais passional que racional (digam os que me conhecem), mas a experiência fez com que na maioria das vezes consiga seguir certinho passo a passo.

1 – CUIDADO E ATENÇÃO – Absorva a critica, escreva e não tente rememorar, pois desta forma você não potencializa o que ouviu ou leu.

2 – REFLEXÃO –  Reflita a respeito e não responda de imediato, pois geralmente após uma boa reflexão, conseguimos tirar proveito em quase todas as situações, nem que nossa decisão seja de simplesmente ignorar o que foi dito ou escrito.

3 – DECISÃO – Se depois de analisar a situação e os fatos você chegar à conclusão de que recebeu uma crítica sem fundamento, se quiser responda ao seu interlocutor ou apenas diga que pensou a respeito e tomará providencias (passa moleque). Agora se a crítica é pertinente, marque uma conversa com a pessoa que tocou no assunto e vão discutir o mal entendido. Se as críticas forem relacionadas a uma falha com grandes consequências, se desculpar é uma ótima ideia. Seja honesto e diga os motivos pelos quais errou (se for o caso).

4 – OBJETIVIDADE – Não se estenda muito no assunto ou fique dando voltas até abordá-lo. Mantenha um tom cordial, mas lembre-se de qual é o seu objetivo naquela conversa. Diga o que tem a dizer e finalize sua participação.

5 – HUMILDADE – Seja uma crítica justa ou não, você deve entender que as pessoas pensam de maneiras diferentes. Não tente ser o dono da verdade, simplesmente dê a sua opinião. Uma reunião para discutir críticas não é o momento de evangelizar alguém, lembre-se disso.

Marcelo de Amoêdo – CEO da Amoêdo & Associados e colaborador do newsletter da OPP MAIS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima