Você sabe o que é Branding?

Data de publicação: 26 de setembro de 2013

Primeiramente é importante saber o significado de marca, pois muitas vezes o branding é confundido.

Marca:

Pode-se definir como a união de tributos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo e quando gerenciadas de maneira correta (aqui entra o branding) geram influência e criam valor. Além de, atender institucionalmente, ou por meio de produtos ou serviços, os anseios das pessoas.

Mas afinal, o que é Branding?

O branding nada mais é do que o conjunto de ações ligadas à administração da marca. É o gerenciamento da marca, que quando realizado com competência agrega um valor além da natureza econômica (um valor único), passando a fazer parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Como cita Howard Schultz presidente da Starbucks “Uma marca tem de parecer um amigo”.

Para a American Marketing Association, branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a ‘única solução’ para o que ele busca.

Portanto, branding é um sistema de comunicação que deixa claro ‘porque’ certa marca é importante, atraindo a atenção dos consumidores para ela.

Exemplificando melhor, branding, é o que faz a Coca-Cola valer mais do que o produto interno bruto de três países juntos ou o que faz da Google um verbo.

E para resumir de forma bem ilustrativa o que é branding, segue abaixo um vídeo produzido pela Norwich Business School, da University of East Anglia (Reino Unido). Confira:

Fernanda Prado: Publicitária e integrante da equipe de criação da OPP MAIS ®

Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.