O sucesso de uma empresa X Engajamento dos funcionários

Data de publicação: 23 de setembro de 2013

Sempre busco observar como é a relação “Comprometimento do funcionário x O sucesso da empresa” e como isso está interligado.

Ao iniciarmos um trabalho nos relacionamos com diversos colaboradores dentro das instituições, desde secretárias que estão ali há mais de dez anos, até gestores e claro, os donos do negócio. A forma com que essas pessoas se relacionam com a empresa em que trabalham pode significar um grande acelerador quando se visa o sucesso de um projeto especifico ou até da empresa como um todo.

Na maioria das vezes, percebo que elas não separam o crescimento profissional do sucesso da empresa. São os funcionários que vestem a camisa e juntos trabalham para o crescimento do negócio, por mais batida que esta expressão seja.

Somos contratados para aumentar vendas, aumentar a base de clientes, gerar volume de visitas qualificadas no site, implantar campanhas, lançar produtos, etc. O trabalho é dividido em etapas e para que cada uma delas tenha sucesso contamos com o engajamento dos profissionais da empresa, que precisam trabalhar para ajustar o que foi identificado como falha.

Identificar esses profissionais e seus motivos para esse pouco engajamento é essencial, ter a sensibilidade para descobrir até que ponto a culpa é dele e como a empresa pode estimulá-lo é o próximo passo.

Nos nossos discursos em reuniões sempre enfatizo; seu colaborador é seu primeiro cliente, o que você faz por ele? Se ele não comprou a filosofia da empresa, não acredita no modo como ela opera ou não confia na qualidade do seu produto/serviço, algo deve ser mudado urgentemente.

Quaisquer outros esforços, investimentos para aumento de vendas, serão quase que em vão se na ponta desse processo estiver alguém que denigra a imagem da sua marca ou não esteja tão disposto assim a tratar um cliente como se deve, afinal ele não vê motivos pra isso.

Desenvolva um trabalho paralelo de motivação com o objetivo de elevar as chances de melhorar o negócio. Motive, acompanhe e mostre os resultados e faça com que o colaborador sinta-se dono do seu negócio e o faça entender a importância do papel dele nessa busca pelo sucesso.

Otávio Esteves – Publicitário, Consultor na Consiglieri Brasil ®  e integrante da equipe de planejamento da OPP MAIS ® 

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