Quatro dicas para não errar em seu site.

Data de publicação: 26 de agosto de 2013

O design gráfico do site faz muita diferença na forma como o consumidor encara sua empresa. Sites com design antigo, desagradável ou confuso darão a seu cliente a impressão de que sua empresa é assim: antiga, desagradável e confusa.

Entretanto, se você já tem um site ou loja virtual, veja uma lista de 4 dicas para criar um bom design , evitando erros comuns que podem estar custando bons negócios e comprometendo a imagem de sua empresa.

1 – Design bem distribuído

Um site deve ter um desenho bem organizado. Inventar demais pode ser um problema. Saiba que a área mais nobre de um site é o canto superior esquerdo e superior central, e nessa área devem se concentrar as mensagens iniciais que você deseja transmitir para o consumidor.

Evite também que a imagem de cabeçalho do site ocupe muito espaço. Em alguns sites essa imagem ocupa mais de 70% da tela, e o consumidor é obrigado a rolar a página para conseguir ver o conteúdo.

Navegue por outros sites e encontre um design equilibrado que lhe agrade. Use-o como referência.

2 – Design tranquilo

Cuidado com objetos se mexendo na tela, imagens piscantes e outras soluções que parecem criativas, mas que no fundo causam cansaço visual no internauta.

O objetivo do site não é provar que você consegue fazer coisas incríveis com a programação Flash, e sim criar um ambiente tranquilo e atraente para que seu cliente se sinta bem navegando.

Assim, use movimentos, animações e efeitos visuais em banners; mas não em todo o site.

3 – Cores em seus lugares

As cores utilizadas em um site devem ser bem estudadas. Cada cor contribui para criar um determinado sentimento nas pessoas e, portanto, você deve pensar bem quando for definir quais usar.

Os textos devem ser fáceis de ler, e as cores devem ser harmoniosas. Excesso de cores ou cores contrastantes só devem ser usados quando você sabe o que está fazendo e tem a intenção clara de criar uma emoção diferente em seu cliente.

4 – Qualidade das imagens

As imagens devem ter qualidade adequada para a Internet. Resolução baixa, prejudica a qualidade do site, criando um efeito pouco estético. Por outro lado, uma resolução muito alta, pode tornar seu site lento.

Trabalhe com imagens de resolução média. A maioria das imagens deve ter qualidade adequada para uma tela com boa resolução. (notebook, por exemplo).

Faça testes. Acesse seu próprio site e verifique se as imagens aparecem claras e nítidas e se não demoram muito tempo para serem carregadas.

Marcos Ribeiro: Publicitário, analista de sistemas, administrador e integrante da equipe de criação da OPP MAIS ®

 


Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.