Embalagens que se decompõem naturalmente para diminuir o desperdício.
Se no presente estamos à procura de alternativas sustentáveis para embalagens mais eco-friendly, a Tomorrow Machine mostra-nos o que no futuro as embalagens biodegradáveis podem ser.
Em 2012 os designers Hannah Billqvist e Anna Glansén, da Tomorrow Machine, criaram uma embalagem inteligente biodegradável,
concebida para ser usada como recipiente para cozinhar e taça de servir.
Agora, a Tomorrow Machine está nos primeiros estágios de desenvolvimento de um conceito inovador de embalagem sustentável, feita de materiais naturais que são facilmente biodegradáveis, ou podem ser dissolvidos na água.
A caixa de sumo é feito a partir de uma mistura de agar (uma substância gelatinosa derivados de algas) e água. Quando a bebida é retirada do interior, a caixa começa a encolher. A caixa quase desaparece completamente apenas após um mês.
Para os óleos, a embalagem é feita de açúcar com um revestimento de cera de abelha que é aberta partindo-se tal e qual como um ovo.
A embalagem para alimentos secos, como arroz ou massa, foi criada a partir de cera de abelha tratada. Um papel fino de cera que pode ser arrancado como
uma casca de laranja.
Texto enviado por Mauricio Camim Filho. |