Tudo que é bom pode ficar ainda melhor, duvidam?

Data de publicação: 17 de setembro de 2013

Sem nenhum machismo ou preconceito por de trás destas palavras, sempre escutei que “menino brinca de carrinho e menina brinca de casinha”.

Maserati QuattroporteComo parte da turma dos meninos, quando falamos em automóveis, mais precisamente de salão do automóvel, meus olhos brilham e fico atento não só pelos lançamentos de novos bólidos, mas também pensando em que as montadoras vão se diferenciar, que ações de marketing passarão a usar e principalmente, que diferenciais competitivos lançarão mão, visto que este é um mercado onde todos praticamente têm acesso a todas as tecnologias existentes no setor.

Vejam como uma marca que dispensa comentários pode se aliar a outro ícone de marca e juntas fazerem muito melhor.

Não por coincidências ambas são Italianas, estou falando da Maserati e da Ermenegildo Zegna.

Apresentado no Salão de Frankfurt deste ano, a Maserati lançou o super exclusivo Maserati Quattroporte Ermenegildo Zegna, serão produzidos apenas 100 unidades, com um nível de acabamento digno dos melhores cortes e “misuras” da marca.

Analisando como marketing, ambas as marcas dispensam elogios e comentários, uma produzindo carros com pouquíssimos concorrentes e para poucos bolsos e a outra produzindo roupas que vestem os homens mais elegantes do mundo.

Mesmo sendo de segmentos diferentes, ambas se juntam e seguem os 05 segredos que só os líderes praticam;

  1. Inovação – O uso de ambas as marcas, inovam para ambos os setores (carros de luxo e moda masculina), emprestando uma a outra ainda mais luxo e exclusividade.
  2. Lançamento em versões – Claro que apenas mudar o ano de um bólido como um Maserati Quattroporte, já é um evento por si só, mas agrega-lo a Ermenegildo Zegna, significa mais entre os mais exclusivos. Fato igual para a marca de moda, que amanhã pode assinar um empreendimento imobiliário, barcos de luxo e jatos executivos.
  3. Comunicação – Com uma verba significativa de comunicação para cada marca, esta estratégia gerou centenas de milhares de euros em mídia espontânea, atendendo ambas ao mesmo público que se propõem a conquistar e manter.
  4. Revitalização – Estamos falando de marcas clássicas, que precisam se reinventar e revitalizar, com essa aliança, mesmo mudando muito pouco o DNA do carro de um ano para outro, torna-se algo totalmente novo, com o uso da marca exclusiva de moda.
  5. Qualidade – Em momento nenhum, para qualquer uma das marcas em questão, você vai ouvir de seu cliente potencial a frase: Quanto custa? Pois ambos são tratados de outra forma, que seria: Quanto vale? Quando estamos falando de qualidade, esse item não gera preço e sim agrega valor.

Se você também gosta de carros e de boas estratégias de negócios (tanto para os meninos, quanto para as meninas), navegue no link abaixo e confira o que estou falando.

http://www.maserati.com/maserati/en/en/index/maserati/news-events/2013/09/World-debut-for-the-Quattroporte-Ermenegildo-Zegna-concept-Limited-Edition-and-for-Quattroporte-Diesel.html

Marcelo de Amoêdo – CEO da Amoêdo & Associados e colaborador do newsletter da OPP MAIS 

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