O jeito Antônio de ser

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2014

O ano de 1986 foi muito especial. Aos dezesseis anos pude acompanhar com muito entusiasmo as eleições para governador do estado de São Paulo.

Como não podia ser diferente, mesmo na pequena Piraju, cidade onde eu morava, alguns candidatos passaram por lá na tentativa de angariar votos junto ao eleitorado. Um em particular me chamou atenção.

Primeiro pelo fato de forma simples fazer seu discurso na varanda de uma casa que ficava bem em frente a praça central. Por sorte consegui ficar sentado ao lado do candidato que discursava com paixão.

Outro motivo era que o candidato não era político, mas um megaempresário brasileiro, mas com cara e jeito de classe média. Nada de ostentação, roupas ou acessórios que indicavam muita riqueza.

O candidato era Antônio Ermírio de Moraes.

Naquele tempo já pensava em cursar administração de empresas, e o exemplo do Dr. Antônio Ermírio me encheu os olhos e a alma. Ele tinha várias empresas, milhares de funcionários e acima de tudo era conhecido pela humildade e pela forte capacidade de trabalho.

Muitos anos se passaram, já me formei, pós graduei, montei minha empresa e em uma revista leio sobre o lançamento do livro “Antônio Ermírio de Moraes – Memória de um Diário Confidencial”, escrito pelo seu amigo pessoal Sr. José Pastore.

Na vida do Dr. Antônio o estudo sempre fez parte. Muito jovem foi estudar a mando do pai nos EUA. Lá começou toda sua formação técnica ligada diretamente a produção de metais. Lia e aprendia tudo muito rapidamente e não tinha preguiça quando o assunto era aprender.

A enorme capacidade de trabalho, objetividade e foco em suas ações são de impressionar! Começava o expediente por volta das 7h30min no Grupo Votorantim e de lá só sai por volta das 19h. Rápido em seus pensamentos, centralizador e um grande organizador construiu um verdadeiro império com mais de uma centena de empresas. Inclusive o banco Votorantim que de certa forma sempre o constrangeu. Dizia não entender como uma empresa com poucos funcionários e sem máquinas podia faturar muito mais do que várias das suas indústrias.

A humildade do Dr. Antônio é explícita em suas ações e em todo o conjunto da sua obra. Só empresário? Que nada! Dr. Antônio contribui com a cultura ao escrever três peças de teatro. A última delas entitulada “Acorda Brasil!” foi tema da escola de samba Vai-Vai e campeã do carnaval de 2008.

Mas seu legado maior, sem dúvida, foi na sua ação social. O que impressionou não era o fato ser um milionário que fazia altas doações de forma anônima e pessoal. Além disso, doava seu tempo. Como presidente do hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, todo santo dia, raramente lá não comparecia, dava seu expediente. Logo cedo por volta das 6h30min antes de ir ao trabalho, e após o expediente na Votorantim onde além das funções administrativas aproveitava para visitar e confortar os doentes em especial aos do SUS.

As palavrinhas sublinhadas neste artigo como estudo, capacidade de trabalho, objetividade, foco, humildade e ação social fazem parte de qualquer manual de sucesso corporativo. Difícil é encontrar quem as pratique com paixão.

Para finalizar um momento em especial me emocionou. No capítulo “Um Balanço Geral” o autor conta sobre um comício onde Dr. Antônio sai do roteiro e de forma espontânea fez um discurso muito comovido onde prometia que se eleito fosse governaria com o binômio “humildade e responsabilidade”. A fala de tão espontânea e por atingir o coração das pessoas foi reproduzida em programas de rádio e televisão.

O famoso comício foi realizado lá em Piraju onde tive o privilégio de estar bem ao ladinho deste grande personagem da história empresarial brasileira. 

Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros, Palestrante e colaborador do newsletter da OPP MAIS ®  – Twitter – @pauloaraujo07 – pauloaraujo.com.br

Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.