“Longe de mim querer ser uma referência para alguém”

Data de publicação: 11 de novembro de 2013

“Longe de mim querer ser uma referência para alguém” disse Abílio Diniz no Global Entrepreneurship Congress 2013, porém seguem alguns conselhos do Presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar e uma breve análise de minha parte:

“Qualquer pessoa sentada perto pode saber mais que você. Se há uma pessoa que você não consegue ouvir por estar embaixo de você, abaixe-se para ouvi-la”.

De onde surgem as grandes ideias, seja para resolvermos um problema ou aproveitarmos alguma oportunidade? Elas podem vir de qualquer lado, a qualquer momento. Tolo é o gestor que não é humilde, que não enxerga ao seu redor o valor individual de cada integrante da sua equipe.

A velha máxima que minha finada avó dizia, ainda vale: temos dois ouvidos para ouvirmos mais e somente uma boca, para falarmos menos.

“Eu quero ser hoje, melhor do que fui ontem. E quero ser amanhã, melhor do que sou hoje.”

O homem que se sente satisfeito com o seu nível de conhecimento, e não vê necessidade de aprender mais nada, ainda não sabe, mas já está morto.

A busca constante pelo conhecimento, pelas novidades, pelos exemplos que deram certo e principalmente os que não deram é o que me faz acordar com gana de quero mais toda manhã.

 “Deu certo? Elogia gente e diz que o processo é bacana. Deu errado? Procura em gente ou processo.”

Processos são essenciais para que a engrenagem empresarial funcione da forma mais otimizada possível. Quem faz parte desse processo? Pessoas + modus operandi. Pessoas precisam de estímulo, incentivo e modus operandi de constante avaliação e mensuração. De créditos públicos a quem realmente merece e apare as arestas quando necessário.

“A medida que você conhece as pessoas, você conhece mais a si mesmo”

Conheça as pessoas na sua essência, se aprofunde no que elas realmente são. Conheça-as e saiba o que pode ou não esperar delas. Coloque-se no lugar delas e pense o que você faria em determinadas situações do cotidiano. Aproveite-se da ótica delas sob os diversos temas e enriqueça-se de valores e conhecimento. Pessoas valem ouro.

Otávio Esteves – Publicitário, Consultor na Consiglieri Brasil ®  e integrante da equipe de planejamento da OPP MAIS ® 

Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.