Fim de ano, verão, ano novo, e as tão esperadas férias!

Data de publicação: 10 de dezembro de 2013

Fim de ano, verão, ano novo, e as tão esperadas férias!

Vai viajar? Já sabe pra onde? Já se programou? O sucesso e a tranquilidade do seu merecido descanso dependem diretamente do quanto você se preparou.

Vai pra praia? Campo? Ficará em hotel? Irá de carro? Avião? Já comprou passagem? Precisa levar roupa de cama ou repelente? E por aí vai… Os detalhes são inúmeros…

O fato de não se planejar com a devida importância irá gerar algumas consequências. É verdade que algumas poderão ser bem brandas; mas também outras que poderão arruinar tudo.

Inicio este texto com essa introdução devido à oportunidade sazonal e porque gostaria de fazer uma analogia com a situação em que algumas empresas são criadas no Brasil.

O que percebo é uma extrema falta de plano. Plano no sentido literal. Objetivo claro e conciso a ser alcançado num determinado prazo e de determinada forma. Prevendo problemas e solucionando-os antes mesmo que aconteçam.

Lendo assim parece óbvio e essencial para o sucesso de qualquer negócio. Aprofundando-se no tema verá que o trabalho é árduo, extenso e vai contra a ansiedade característica ao ser humano.

Se você tem uma ideia, se já atua em algum ramo e pretende um voo solo, pense, repense, analise, escreva, leia, altere, atualize e saiba exatamente onde está, onde pretende chegar e de que forma.

Ferramentas, existem inúmeras e estão disponíveis para serem usadas. Abuse delas. Troque ideia com amigos, pesquise, vá a palestras, assista a vídeos. Se precisar de ajuda, estamos aqui pra isso.

Otávio Esteves – Publicitário, Consultor na Consiglieri Brasil ®  e integrante da equipe de planejamento da OPP MAIS ® 

Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.