O crescimento e a difusão das mídias sociais fizeram com que as ações de marketing através do Facebook e Twitter fossem a primeira opção das agências para gerar impacto com menos investimento. Mas o bom e velho marketing de guerrilha, associado a essa divulgação on-line, também tem sua importância. E foi isso que a fabricante de carros Mini não esqueceu. A marca de automóveis espalhou caixas gigantes pelas ruas simulando uma embalagem para o carro Mini Cooper jogada fora:
Talvez o sucesso da ação não seja somente devido à visibilidade da caixa. E sim porque proporcionou, pela primeira vez, uma embalagem para um produto de alto valor agregado que nunca teve pacote, sacola, ou embrulho (exceto aqueles laços barangos de carros de promoção). Jóias, relógios e eletrônicos também são itens caros que pertencem à indústria de bens de consumo e que ao contrário dos automóveis, sempre tiveram recipientes aveludados, confeccionados com papeis caros e outros materiais. A ousadia de desenvolver uma embalagem para o Mini Cooper, mesmo que apenas na imaginação das pessoas, foi uma saída de mestre!
Por: Bruno Palhares
Maurício Camim Filho – colaborador do newsletter da OPP MAIS ® |