E-commerce brasileiro

Data de publicação: 16 de setembro de 2013

Nos últimos 10 anos no Brasil teve um crescimento de 650% de pessoas acessando a internet. Em 2013 o e-Commerce brasileiro deve ter um crescimento estimado em 24% em relação ao ano passado, o que representa R$ 28 bilhões.

Esses números tão atrativos, já há algum tempo, instigam empreendedores dos mais diferentes segmentos, e o número de aberturas dessas lojas só vem crescendo.

Gosto de usar o termo “loja on line”, pois a dificuldade é a mesma de se ter uma loja convencional, física. Há uma série de questões que precisam ser planejadas, por isso o trabalho é árduo como qualquer outro.

Pense nisso: tem que atender rápido, entregar rápido, ter bom produto, preço baixo, SAC, sem contar nas devoluções de produtos e, por ventura, manifestações em redes sociais que precisam ser administradas.

Para o sucesso no e-commerce não basta somente uma grande ideia, é preciso muito investimento de recurso, de tempo e estudo. Temos vários casos de grandes empresas que demoraram anos para ter sucesso nos seus negócios na internet.

Se você tem uma ideia, estruture um bom plano de negócios, monte uma equipe competente e leve seu projeto muito a sério. Lembre-se você está construindo uma reputação na internet.

Ah, essa ferramenta é cara, e complexa, provavelmente você precisará de um investidor. Tenha um projeto inovador, viável, que resolva um grande problema do cliente e que se mostre sustentável a médio prazo. Isso vai lhe ajudar.

Boa sorte.

Otávio Esteves – Publicitário, Consultor na Consiglieri Brasil ®  e integrante da equipe de planejamento da OPP MAIS ® 

Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.