A força que o ambiente digital vem ganhando no Brasil é o destaque do relatório Digital News Report, divulgado pela Reuters na semana passada. O País é considerado o maior consumidor de notícias via redes sociais. Aproximadamente 70% dos usuários têm o hábito de buscar informações nas redes sociais. O percentual é calculado com base no total de pessoas conectados à internet, que já é mais da metade da população brasileira – cerca de 110 milhões de pessoas. O meio digital representa fonte de informação para 72% dos usuários no País. Destes, apenas 23% estão dispostos a pagar por notícia online. A internet é usada como fonte de informações para 44% dos entrevistados. A televisão é a preferência de 43%.
As redes sociais são a única fonte de informação para 10% dos entrevistados enquanto o meio impresso atrai 4%. O Smartphone é o dispositivo mais usado para o consumo de notícias para 23% dos entrevistados. Quase 60% afirma que compartilha notícias nas redes sociais, principalmente no Facebook, o preferido por 70% dos brasileiros. YouTube e WhatsApp aparecem empatados na segunda posição, com 34%. Google+ e Twitter também empataram, com 15%, cada. G1, UOL e R7 são os sites mais acessados. O estudo também mostrou que o uso de vídeo nas redes sociais cresceu 75%, seguido pelo envio de fotos (9%), no entanto, o compartilhamento de textos caiu 16%.
Fonte: M&M