Neste mês houve o lançamento na Interbrand do relatório Best Global Brands, que disponibiliza um ranking com as 100 marcas mais valiosas em 2013. Este ano, a Apple encabeça a lista, seguida pelo Google e pela Coca-Cola, marca que se manteve em primeiro lugar por 13 anos – desde a criação do ranking.
Para a publicação do relatório, identificaram e examinaram as 100 marcas globais mais valiosas.
Este ano, o valor total delas é de US$ 1.5 trilhão – um aumento recorde de 8.4% sobre o valor total das marcas no relatório de 2012.
Assim como a Coca-Cola, a Apple aparece no nosso ranking desde 2000, naquele ano, a empresa de tecnologia estava na posição 36 e tinha um valor de marca de US$ 6.6 bilhões.
Hoje, o valor da marca Apple é de US$ 98.3 bilhões, quase 18 vezes maior do que em 2000.
Para desenvolver o relatório com as 100 Best Global Brands, são examinados três aspectos fundamentais que contribuem para o valor da marca:
– Desempenho financeiro dos produtos ou serviços.
– O papel da marca ao influenciar a escolha do consumidor.
– O poder que a marca possui para comandar os preços no mercado ou garantir os lucros da companhia.
As 10 primeiras posições do ranking deste ano ficaram assim:
1. Apple
2. Google
3. Coca-Cola
4. IBM
5. Microsoft
6. GE
7. McDonald’s
8. Samsung
9. Intel
10. Toyota
Para ler mais a respeito acesse : http://www.interbrandsp.com.br
Marcelo de Amoêdo – CEO da Amoêdo & Associados e colaborador do newsletter da OPP MAIS |