Aprimore suas Competências

Data de publicação: 7 de novembro de 2013

No seu dia-a-dia com certeza existem competências que fazem à diferença e que quando bem entendidas, aplicadas e desenvolvidas levam ao crescimento da sua carreira e das vendas.

Mas antes vamos ver mais detalhadamente o conceito de competências.

A palavra competência deriva do latim – competentia – e quer dizer idoneidade, capacidade ou aptidão, ou ainda faculdade legal de um funcionário ou tribunal para apreciar ou julgar certos pleitos e questões; qualidade de quem é capaz de apreciar e julgar certo assunto.

Competência está relacionada à equação “saber fazer” – conhecimento, informação, treinamento e experiência, ou seja, a dimensão mental e racional versus a equação “querer fazer” – motivação, autocomprometimento, entusiasmo e persistência – que podemos chamar de dimensão emocional.

Podemos afirmar que existem as competências organizacionais que são as vantagens competitivas da empresa em relação ao mercado e seus concorrentes e as competências pessoais que são suas qualidades, tudo aquilo que você domina e que o torna um talento diferenciado no mercado de trabalho. As competências pessoais são percebidas de acordo com o comportamento e desempenho da pessoa no trabalho em relação aos pontos:

* Conhecimento é aquilo que sabemos e aprendemos no decorrer de nossa vida. Tudo que está ligado ao nosso intelecto.

* Habilidades estão relacionadas ao saber fazer, que pode ser um processo mental ou que exige coordenação física. Em um tom mais popular, colocar a mão na massa.

* Atitudes estão relacionadas à sua conduta social e comportamento no ambiente.

O desempenho competente é como uma via de mão dupla. Deve agregar valores tanto ao indivíduo que o detém e produz quanto para a empresa em que trabalha. É uma relação ganha-ganha. Aprimorar suas competências é o melhor caminho para garantir o sucesso da sua carreira, o crescimento da empresa e o cliente satisfeito.

Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros, Palestrante e colaborador do newsletter da OPP MAIS ®  – Twitter – @pauloaraujo07 – pauloaraujo.com.br

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