Apps nos smartphones dão vida ao ecommerce móvel

Data de publicação: 30 de junho de 2015

smartphone-2015-pubdecomOs aplicativos são a próxima fronteira do mobile commerce e os anunciantes vão começar a investir significativamente em seus aplicativos moveis como uma forma de gerar mais conversões do que desktop e ter mais envolvimento com seus clientes fiéis, revela o estudo “State of Mobile Commerce”, da Criteo, com análises feitas em 11 países, entre eles o Brasil.
Aqui, inclusive, 14% das transações online do segundo trimestre aconteceram por meio de dispositivos móveis. Desse número, 10% ocorreram via smartphone e 4% via tablet. No final do ano, a cota de transações de comércio eletrônico móvel chegará a 22% no Brasil e a 40% globalmente. Nos Estados Unidos, o iPhone foi responsável pela maioria das transações via smartphone, com 66%, ante 61% nos últimos dois trimestres.

Em compensação, o Android é líder na maioria dos países, incluindo o Brasil, onde obteve 7% de transações via Android, ante 3% do iPhone. Na Coreia do Sul, 8% das compras online acontecem pelo iPhone, enquanto o Android é responsável por 36%. No Reino Unido, Japão e França, além dos EUA, predomina o celular da Apple.

O estudo aponta que a diferença em vendas é significativa entre os sites ajustados para as plataformas móveis e os ainda focados nos PCs. Os sites não otimizados têm 23% de suas transações e-commerce via mobile, enquanto que sites otimizados conseguem 31%. Quanto mais um site for otimizado para o mobile, maior é o aumento na taxa de conversão. Para websites que são apenas ‘navegáveis’ nos dispositivos móveis, a taxa de conversão fica em 2,9% contra 1,6% para sites não otimizados.
Quando o site é adequado para o mobile, a taxa de conversão passa para 3,4%. Essa diferença também fica clara no ‘digital funnel’, onde o usuário que acessa um site otimizado visualiza cerca de 2,9 produtos e as compras atingem 9,5%. Nos sites não otimizados, são 2,3 produtos e pedidos em 8,4%. Os aplicativos geram quase 50% das transações mobile para as empresas que os utilizam e seus resultados são tão bons, que eles alcançam uma performance melhor que qualquer outro canal, incluindo desktop. Isso indica que a experiência do usuário no app é melhor que no desktop ou browser. Para varejistas que privilegiam os apps, 47% de toda a receita mobile vêm dos aplicativos.

Fonte: convergenciadigital.com.br


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