Antecipar comportamento e prever compras: uma questão de sobrevivência.

Data de publicação: 30 de junho de 2016

ibmsecEste desafio imposto aos profissionais de Marketing tem um grande aliado no uso de soluções de Business Analytics, capaz de analisar em tempo real cada passo na jornada de compra.

Nunca como nos dias de hoje a equação atrair, reter e satisfazer os clientes ganhou tamanha importância. Somando os desafios da competitividade entre as empresas aos da economia e às mudanças no perfil de consumo das pessoas – cada vez mais exigentes e multicanais -, antecipar o comportamento dos consumidores e prever suas compras virou uma questão de sobrevivência para os varejistas e, este, um desafio aos profissionais de Marketing.

O que poderia parecer uma guerra perdida, no entanto, tem um grande aliado no uso de ferramentas de Business Analytics com Automação de Marketing, capazes de analisar em tempo real cada passo na jornada de compra do cliente para prever seu comportamento e responder com precisão a ele, usando diversos canais para abordar suas necessidades e promover sua lealdade. Soluções como IBM Predictive Customer Intelligence transformam a experiência do cliente, fazendo a recomendação mais apropriada para ação no ponto de impacto.

Por meio do Big Data, a IBM reúne informações relevantes do cliente de fontes internas e externas e usa analytics avançada e pontuação para fazer recomendações automatizadas de ação otimizada em tempo real. São soluções únicas e inovadoras para apoiar, por exemplo, o segmento de varejo. O Predictive Customer Intelligence identifica e encontra as melhores ações de Marketing para cada consumidor, prevê clientes propensos a “abandonar” e os retém, maximiza o valor da “lifetime” do cliente através de up-sell e cross-sell personalizado, e fornece insights a partir dos dados dos clientes, criando experiências personalizadas em tempo real.

Ação mais assertiva
Tendo uma visualização abrangente do cliente, é possível reduzir custos, minimizar a perda de consumidores e aumentar a lealdade daqueles que agora terão melhores experiência de compra. Esta solução agrupa dados para uma visão 360° do consumidor, auxiliando na criação de perfis individuais e na efetividade de campanhas, indicando a hora e oferta certa para cada consumidor, o que faz aumentar significativamente as taxas de conversão.

Vamos pensar em um varejista. À medida que as vendas aumentavam para a loja online desse varejista, a gerência começou a ter dificuldades para assegurar que um mix de produtos apropriado estivesse sendo apresentado a seus clientes. A empresa, então, adotou automação sofisticada de análise e marketing para entender, prever e agir sobre o comportamento de compra do consumidor com uma assertividade impressionante. A automação de marketing em tempo real entrega conteúdo personalizado a cada comprador, acionado por seu histórico de interação. Entregues no local e na hora certos, essas ofertas podem levar a efetivação da compra e, até mesmo, aumentar o tamanho de suas aquisições.

Fonte: mundodomarketing.com.br


Veja Também

Newsletter

Receba novidades e promoções do nosso site.