Páscoa de 2018 terá variedade maior para agradar todos os bolsos; veja lançamentos

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2018

salao-de-pascoa-q98a8523-credito-marcelo-brandt-g1Com ovos de R$ 1,20 a R$ 1.100, setor está otimista com a retomada da economia; contratações temporárias recuaram em 2018.

Páscoa de 2018 virá com maior variedade de ovos para fisgar desde o consumidor disposto a gastar até aquele que só pretende comprar uma lembrancinha para não passar a data em branco.

Em feira promovida em São Paulo nesta terça-feira (23) para mostrar as novidades, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) novamente aposta na tradição do brasileiro de dar ovos de presente e se diz otimista neste ano com a retomada da economia.

Neste ano, o número de lançamentos está em torno de 130 – volume ligeiramente maior que os 120 do ano passado. Porém, bem menor que o de 2016, quando foram 147 lançamentos.

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Há maior diversificação de produtos, com as fabricantes misturando novos produtos com os tradicionais, e preocupação em oferecer opções que caibam no bolso de quem não tem dinheiro sobrando para comprar ovos caros. Os preços variam de R$ 1,20 a R$ 1.100,00.

De acordo com Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab, o otimismo vem após desempenho ruim no ano passado, com queda muito grande na produção.

Em 2017, foram produzidas 9 mil toneladas de chocolate para a data, o equivalente a 36 milhões de ovos – foi o pior ano para o setor em três anos. Em 2016, foram 14,3 mil toneladas e 58 milhões de ovos. Em 2015, foram 19,7 mil toneladas e 80 milhões de ovos.

A entidade ainda não tem os números da produção para a Páscoa deste ano porque as empresas ainda estão fabricando os produtos, nem os de vendas do ano passado. De 2015 para 2016, a queda nas vendas foi de 27%.

Menos empregos
O número de empregos temporários gerados para a produção da Páscoa caiu em relação aos anos anteriores. As empresas abriram 23 mil vagas para a fabricação e vendas. Em 2017 e 2016 foram abertas 25 mil e 29 mil vagas, respectivamente. Esse profissionais trabalham no período entre setembro e março.

Para a Abicab, apesar da diminuição no número de postos de trabalho, o recuo em relação ao ano passado foi menos significativo que a queda registrada em 2017 na comparação com 2016. “As empresas ainda se mostram prudentes nas contratações, mas confiantes nos sinais positivos da economia. Vale lembrar que o setor se recupera de anos ruins”, aponta Fonseca.

Preços

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Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1) Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Salão da Páscoa: preços em 2018 foram reajustados em linha com a inflação (Foto: Marcelo Brandt/G1)
As fabricantes de chocolates informaram que os preços dos ovos estão em média 3% mais caros, seguindo a variação da inflação oficial no ano passado – o IPCA ficou em 2,95%. A exceção é do Grupo CRM, dono da Kopenhagen e da Brasil Cacau, cujo aumento foi de 8% devido à variação dos preços das matérias-primas importadas.

Destaque das fabricantes

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A maioria das fabricantes apostou em repaginações de ovos ou produtos já consagrados. Eles receberam embalagens de presente que remetem à Páscoa. A Nestlé, por exemplo, trouxe novamente o Surpresa, mas em novo formato e com novos brindes.

A Kopenhagen, para comemorar seus 90 anos, traz o ovo mais caro da Páscoa – ele pesa 5 kg e custa R$ 1.100. Para agradar as crianças, as marcas trouxeram brindes próprios, como a Cacau Show, ou licenciados, como a Lacta. O headphone está em destaque entre os brindes – ele está nos ovos da Kopenhagen, Cacau Show, Nestlé e Arcor.

Lacta
A Lacta este ano está trazendo 10 lançamentos entre os 25 produtos da Páscoa, número bem maior que do ano passado, quando foram dois entre 22. A data representa 40% da produção da empresa.

O destaque deste ano ficou por conta dos ovos que vêm dentro de latas, o Ouro Branco, Laka com Diamante Negro e Oreo. Segundo Marcela Mariano, diretora da categoria de Chocolates da Mondelez, dona da Lacta, a ideia da nova embalagem é “dar um caráter de presente”.

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Para a criançada que gosta de tecnologia, a Lacta traz ovos da linha Transformers, Hotwheels, Guardiões da Galáxia, Barbie e Super Hero Girls com a opção de baixar aplicativos que trazem várias brincadeiras como confeitar ovos de Páscoa ou criar filmes de ação.

Nestlé
A Nestlé trouxe novamente neste ano o ovo Surpresa, sucesso de vendas no ano passado. Porém, para atender mais a criançada, já que no ano passado o ovo foi atração principalmente entre os pais nostálgicos que consumiram o chocolate na década de 1980, o produto vem com miniaturas de cães, gatos e dinossauros, que brilham no escuro, além de princesas em formato de luminária. O preço é de R$ 35.

O Kit Kat teve a linha ampliada e, além do ovo tradicional, tem a versão chocolate branco e a embalagem com seis barras de chocolate e um fone de ouvido com bluetooth. O Alpino vem em várias opções, como miniovos e coelhos. E o Prestígio vem com o coco misturado ao chocolate e não mais como uma camada em cima.

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De acordo com André Laporta, gerente de marketing, este ano a Páscoa terá 20 itens, dois a mais que no ano passado, e deles, 13 são lançamentos. Seis itens custam até R$ 20, como alguns da linha Alpino e o tubo com 26 miniovos Surpresa.

Laporta explica que a Nestlé optou por reduzir o tamanho de alguns lançamentos para oferecer preços menores e trazer o consumidor para a marca. Um exemplo disso é o Alpino Dark, que tem a opção de 350 gramas e de 185 gramas.

Garoto
A Garoto apostou na repaginação de produtos consagrados como o Baton. Os destaques são a Fazendinha Baton, um ovo e uma vaquinha de chocolate. No kit vem bichinhos de papel que devem ser recortados e colocados dentro da embalagem, que se torna um celeiro para as crianças. Há ainda o ovo Baton com um copo que vem com um canudo que traz um espiral para a criança ver o líquido girar. Outro destaque é o ovo Negresco de 185 gramas.

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Kopenhagen e Brasil Cacau
A Kopenhagen, que vem com 18 lançamentos, traz uma linha comemorativa de seus 90 anos, com destaque para o ovo ao leite de 5 kg, ao preço de R$ 1.100 – o produto mais caro da Páscoa e também o mais pesado.

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Outro destaque é o ovo de 1 kg que vem com um colar da Pandora com um pingente onde é possível colocar vários minipingentes. O preço é R$ 500.

O fone de ouvido da linha Pixar com os personagens de Monstros e Os Incríveis é a atração para as crianças, além de um copo com luz piscante de LED do personagem da marca Lingato.

A Brasil Cacau apostou na linha premium, que traz os ovos com sabores de cocada branca, paçoquinha e chocopipoca (com pipoca dentro da casca). Para as crianças, a opção é um ovo cujo chocolate ao ser mordido traz a “sensação de explosões no ouvido”. Esse ovo vem acompanhado de uma garrafa de acrílico do desenho “Hora de aventura”. A marca é a que traz o produto com o menor preço da Páscoa. O ovo de 14 gramas com recheio de chocolate que custa R$ 1,20.

Cacau Show

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A Cacau Show traz para esta Páscoa 14 novidades, três a mais que no ano passado. A empresa tem na linha infantil personagens próprios, não há licenciamentos. Os destaques são a linha Chocomonstros, que traz toucas, e a Chocobichos, que vem com luvas em formato de garras. Há ainda fones de ouvido que foram repaginados em relação ao ano passado e bolsa em formato de conchas.

marca traz ainda o ovo com sabor de torta holandesa, com casca recheada em três camadas no sabor torta holandesa. Na linha premium, os destaques são os ovos GranCherie, que vêm com pedacinhos de doce de cereja na casca e bombons de cereja ao licor, e o LaNut, que combina avelã e chocolate. Quem preferir dar miniovos ou trufas há potes de porcelana e canecas especiais de Páscoa para colocar as lembranças.

Ferrero Rocher e Kinder
A Ferrero Rocher traz o Grand Ferrero Rocher, que vem com 125 gramas de chocolate e pedaços de avelã com dois bombons dentro. A marca apostou ainda em embalagens especiais de Páscoa a preços mais em conta. O produto mais barato é o que traz três bombons Ferrero Rocher ou Raffaello e sai por R$ 9,90. O ovo mais caro da marca pesa 365 gramas e custa R$ 70.

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A Kinder apostou em produtos que trazem brindes licenciados, como Star Wars, Max Steel e Meu Malvado Favorito, além de Feras e Bruxas, criação da empresa. Outra novidade é o Kinder Chocolate ½ Metro, com 24 tabletes, ao preço de R$ 30.

Arcor
A Arcor manteve a sua linha de ovos com a personagem Tortuguita, que traz brindes como fones de ouvido, um gravador que grava e distorce a voz ao reproduzi-la e uma Tortuguita que salta os olhos ao ser apertada.

Há ainda o ovo que vem dentro de uma maleta com desenhos dos personagens Moana, Pua e Maui em alto relevo, além do ovo colocado dentro de um carro de rally.

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Fonte: g1.globo.com/economia/noticia


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